Apresentação

 

O Laboratório Oficina Redes & Espaço (LabORE) surgiu a partir de uma reorientação gradual do anterior grupo ORTES - fundado em 1991 - na medida em que questões como as novas tecnologias de informação e comunicação, as redes mundiais de computadores, a reestruturação econômica, social e política e suas conseqüências para o espaço urbano se tornaram cada vez mais centrais para o trabalho do grupo.

 

Após o envolvimento com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na segunda parte da década de 1990, iniciou-se, a partir de 2002, uma nova fase do trabalho voltado à ocupação de áreas perimetropolitanas do Rio de Janeiro por casas de segunda residência. O objetivo é avaliar a potencialidade dessa ocupação se tornar um novo padrão de urbanização a partir de uma possível incorporação das tecnologias telemáticas como suporte de uma nova mobilidade de determinados segmentos sociais.

 

No decorrer das investigações até 2007, houve uma série de reformulações da problemática e dos objetivos da pesquisa que conta com financiamento do CNPq e da FAPERJ. Em 2007 ganhou recursos do então Edital Universal do CNPq. Em 2008, o projeto está voltado para questões mais genéricas de expansão das metrópoles para além de suas fronteiras regionais (suas tradicionais periferias). A área perimetropolitana pode tornar-se, neste processo, intermediadora tanto entre metrópole e a região (interior), como entre áreas urbanas e áreas rurais (peri-urbano).

 

 

 

Eventos

XVI ENG

08/01/2010 00:00
XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS “Crise, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperança” Porto Alegre, 25 a 31 de julho de 2010 Maiores informações: https://eng-2010.blogspot.com/  

Comente

Data 13/02/2025

De RainMachineqjj

Assunto materials of figures of the past.

Responder

Libraries of the Carolingian era). IN

Data 08/02/2025

De casa de apuestas jugabet

Assunto test

Responder

Absolutely love your approach to this topic!

Data 06/02/2025

De TommyWreli

Assunto Get Premium Direct Mail and Telemarketing Lists for Your Business

Responder

With 13 years of experience, MailBanger.com has been a reliable source in direct mail solutions. Our platform offers millions of verified leads to help businesses grow. Whether you’re targeting global audiences, our industry-specific lists are designed to meet your marketing needs. Start growing with us today at MailBanger.com!

For over a decade, MailBanger.com has delivered results through accurate direct mail contacts. With unmatched reach across industries, we make it easy to connect with your audience. Start your journey to success today!

Why choose MailBanger.com? With 13 years of experience, we provide extensive databases for email, telemarketing, and direct mail marketing. Our industry-specific lists are built to get results fast. Let us help you succeed—visit MailBanger.com today!

At MailBanger.com, you’re backed by 13 years of proven success. We offer a database that spans industries to grow your business. From email marketing lists, our expertly crafted lists help you scale. See how we can help you at MailBanger.com.

Data 06/02/2025

De Slotpark-rhymn

Assunto Sammle taglich gratis Slotpark-Boni – Keine Zugang notwendig, keine Befragungen, nur Vergnugen!

Responder

Diese freien Chips helfen dir dabei, das Spiel ohne zusätzliche Kosten zu genießen.

Data 06/02/2025

De Beacondvn

Assunto as a scientific fact.

Responder

commonly associated with

Data 05/02/2025

De Kevingennick

Assunto (Как)(заново)(зажечь)(страсть)(в)(отношениях)(все)(о)(сексуальных)(отношениях)(и)(не)(только)

Responder

(Угасла страсть) (Хочешь радовать себя и любимого)
(Помогу разобраться в отношениях) (Как стать идеальной любовницей)
(Боишься измен и потерять мужа)

Data 05/02/2025

De MarcusJup

Assunto Запчасти Для Ножей

Responder







Data 05/02/2025

De Robertinopy

Assunto Ту На Гильзу Картонную

Responder







Data 04/02/2025

De Shawntob

Assunto Водонагреватели Казань

Responder







Data 04/02/2025

De Georgekar

Assunto Hi, wrote about your prices

Responder

Ciao, volevo sapere il tuo prezzo.