Título: As fronteiras das metrópoles: Investigações acerca da delimitação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e das suas modificações recentes

Palavras-chave: Fronteiras metropolitanas; Metrópole; Área Perimetropolitana; Rio de Janeiro.

Descrição: Preocupações com transformações nas grandes cidades e regiões metropolitanas tanto na América Latina como no mundo inteiro não são propriamente novas. Ao contrário, já há uma extensa bibliografia e discussão a esse respeito. Mas, observa-se mais recentemente, além da atualidade do interesse nesse objeto, a multiplicação tanto de estudos a respeito dos mais diversos aspectos da dinâmica metropolitana como também de abordagens teóricas e metodológicas. Nota-se, uma nítida separação entre duas abordagens distintas entre as quais não há um diálogo significativo e sistemático: (i) uma voltada à compreensão das modificações internas entre centro e periferia, por exemplo, que ocorrem dentro de regiões metropolitanas; e (ii) outra dedicada ao estudo (regional) de mudanças em áreas não-metropolitanas com certa distância às metrópoles.

No presente projeto a atenção estará direcionada a elementos que permitirão uma determinada articulação das duas abordagens, uma superação das limitações de cada uma e, assim, fornecer elementos para uma reflexão mais aprofundada sobre as fronteiras da metrópole e suas formas de extensão ou expansão e mesmo retração (implosão). Investigar as proximidades da metrópole, seu entorno imediato ou sua área peri-metropolitana tem a finalidade de encontrar respostas a perguntas relacionadas à própria definição e delimitação de metrópoles - onde, afinal, acaba uma metrópole?

Os estudos acerca dessa temática já tiveram início em projeto anterior no município de Petrópolis que se destaca por uma série de características que o tornam exemplo e piloto para investigações dessas fronteiras. Na atual proposta pretende-se seguir os eixos de expansão da metrópole carioca e tomar como objetos municípios localizados em direção à Costa Verde (Itaguaí e Mangaratiba) e Região dos Lagos (Maricá e Cabo Frio). O financiamento está concedido no âmbito do edital da FAPERJ "Cientista do Nosso Estado".